Curso da Secretaria de Desenvolvimento Econômico orienta servidores a utilizar ferramentas como o ChatGPT para reduzir erros e acelerar demandas
Em uma iniciativa inédita na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), os servidores da pasta passaram pelo treinamento “Transformando Processos com I.A” para otimizar processos públicos.
A primeira palestra foi realizada na quinta-feira (26) e reuniu servidores interessados em aprimorar suas rotinas de trabalho por meio da tecnologia. As inscrições foram esgotadas.
Ministrada pelo procurador do Estado Diego Miyoshi e pelo coordenador de TI da Sedec, Wagner Faria, a palestra apresentou conceitos práticos sobre como escrever prompts mais precisos para obter melhores respostas de sistemas como o ChatGPT, além de estratégias para reduzir erros no uso dessas ferramentas. O foco inicial está na melhoria dos processos de aquisição e em outras tarefas burocráticas cotidianas.
“O objetivo é acelerar e facilitar os processos do dia a dia, garantindo mais eficiência no serviço prestado à população. Com a iniciação do projeto, se espera uma melhora na performance dos funcionários e uma diminuição nos erros dos processos de aquisição”, explicou Wagner Faria.
O curso faz parte de um projeto maior, que inclui mentorias e treinamentos guiados por servidores da Procuradoria Geral e da Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica. A proposta é oferecer suporte contínuo para que a inteligência artificial seja aplicada de forma correta, segura e eficaz na administração pública.