segunda-feira, julho 7, 2025
No menu items!
Google search engine
InícioNotíciasPrograma da Aprosoja Mato Grosso garante conformidade normativa nas classificações de grãos

Programa da Aprosoja Mato Grosso garante conformidade normativa nas classificações de grãos

Classificador Legal assegura maior transparência nas negociações de soja e milho

No primeiro semestre de 2025, até junho, o programa Classificador Legal da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), recebeu 928 solicitações, sendo 74% delas para arbitragem. Desde sua criação, em 2017, o Classificador Legal tem sido um aliado fundamental dos produtores rurais e destaca-se como uma ferramenta essencial para garantir a conformidade normativa nas classificações de soja e milho, promovendo maior transparência e segurança nas negociações.

Durante o processo de comercialização, um dos grandes desafios enfrentados pelos agricultores é a divergência na classificação de grãos, o que pode gerar prejuízos significativos ao produtor. Por meio do programa, a Aprosoja MT oferece avaliações imparciais e técnicas, que seguem os padrões oficiais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o que permite que os produtores contestem classificações inadequadas e descontos indevidos.

Conforme a vice-presidente sul da Aprosoja Mato Grosso, Laura Battisti Nardes, produtora do município de Primavera do Leste, o programa representa dois grandes benefícios aos produtores. O primeiro, diz respeito à agilidade e a competência no atendimento, e o segundo, se trata da economia de tempo e dinheiro ao não precisarem arcar com os custos da contratação de um classificador oficial e também, não ter perdas indevidas decorrentes de classificações realizadas fora do padrão do Mapa.

“No início do mês de maio, nós estávamos embarcando soja, quando o classificador enviado pela empresa fez uma classificação de 15% de avariado em uma primeira carga. Estranhamos muito, porque já havíamos embarcado muitos sacos de soja do mesmo padrão, do mesmo silo e não havia se detectado nada fora do padrão. Então, eu liguei para a Aprosoja MT através do nosso supervisor regional, solicitando a vinda da arbitragem. E, para nossa surpresa, de 15 veio para 6,1%”, conta a vice-presidente sul.

Na primeira semana de junho, o associado do núcleo de Campo Novo do Parecis, Alessio Martelli, também enfrentou desafios e precisou do suporte do programa no carregamento de milho. “Eu solicitei o Classificador por causa que estava dando divergência. Esses dias atrás, o carregamento de milho não estava fluindo. Eu falei para pararem o carregamento e que chamaria o pessoal da Aprosoja MT para dar uma acompanhada no carregamento, aí o carregamento já fluiu. O pessoal, já sabendo que tem um classificador oficial, eles já ficam mais ligados”, afirma o produtor.

Para o delegado coordenador do núcleo Vale do Guaporé, Marco Antônio Mattana Sebben, o programa tem gerado bons resultados.  “O Classificador Legal é um programa da Aprosoja MT que tem muito respeito e muita qualidade envolvida, o respeito que os classificadores legais da entidade têm, perante as outras empresas de classificação, é impressionante”, destaca.

O produtor afirma que também já precisou acionar o programa. “Recentemente nós tivemos um problema aqui no carregamento, onde meu pessoal falava que estava padrão e o pessoal da certificadora, que nem certificada era, alegando que estava dando 9,6 a 9,8. Então meu pessoal bateu o pé e falou ‘não, eu não vou descarregar porque está dentro do padrão’, e pronto, como nós tínhamos o conhecimento do classificador, a gente acabou acionando-o, que veio aqui no outro dia de manhã, classificou e deu 6,2% de avariado. Não é a primeira vez que acontece essa discrepância e provavelmente não será a última”, acrescenta.

Por meio do Classificador Legal, a Aprosoja Mato Grosso reafirma seu compromisso com a valorização da produção agrícola e a defesa dos direitos de seus associados. A iniciativa é uma forma de assegurar a precisão das análises de qualidade e arbitragem dos grãos. Em um cenário de constantes desafios, os relatos dos produtores demonstram a importância do suporte técnico oferecido pela entidade, fortalecendo a confiança e a transparência em todo o processo.

Classificador Legal

Implementado em 2017, o Classificador Legal oferece uma avaliação imparcial e de acordo com os padrões oficiais exigidos pela Instrução Normativa 11/2007 (IN11/2007) e com laudo reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Produtores interessados em acionar o classificador de sua região devem entrar em contato com o Canal do Produtor pelo telefone ou WhatsApp (65) 3027-8100, para abertura de uma Ordem de Serviço (OS). A arbitragem ou análise da amostragem será realizada pelo classificador mais próximo disponível, sem custo para o produtor.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments