segunda-feira, julho 7, 2025
No menu items!
Google search engine
InícioNotíciasEm Primavera do Leste, programa Futuro em Campo leva mais de 140...

Em Primavera do Leste, programa Futuro em Campo leva mais de 140 crianças para conhecerem o dia a dia de uma fazenda

Programa da Aprosoja MT proporciona vivência no campo para alunos da rede pública e reforça a importância do agronegócio para as novas gerações

Na manhã desta segunda-feira (30.06), o município de Primavera do Leste recebeu a 7ª edição do programa Futuro em Campo de 2025, promovido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT). Realizada na Fazenda Cidade Verde, da família Daltrozo, a ação proporcionou uma experiência única para mais de 140 crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tia Dejane Pereira da Silva e do Projeto Social Mãe Cidinha, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de uma fazenda e aprender sobre agricultura.

O projeto que tem como principal objetivo aproximar as novas gerações da realidade do campo, promoveu uma programação voltada à compreensão da produção de alimentos, uso de tecnologias no campo, sustentabilidade e valorização do trabalho agrícola. Para a vice-presidente sul da Aprosoja Mato Grosso, Laura Battisti Nardes, experiências como essa são essenciais para construir o futuro do agronegócio. “É fundamental a inserção das crianças, alunos e adolescentes dentro do universo do agro, porque na cidade fica uma imagem muito abstrata de onde vem o alimento, de onde vem a produção da soja, do milho, do leite e do algodão. Nós queremos, através da entidade,  inserir a sociedade, a comunidade e, principalmente, essa geração futura que está por aí”, enfatiza.

Conforme o representante da fazenda Cidade Verde, Lucas Daltrozo, sua família ficou muito feliz em abrir as porteiras para que as crianças pudessem ver de perto o dia a dia do campo. “É muito importante para nós do agro, tentar mostrar principalmente para as crianças, qual é a importância da agricultura, qual é a importância do nosso setor. E eu, como um apaixonado pela agricultura, apaixonado pelo que eu faço, vejo que é muito importante a gente começar lá de trás, pegar as crianças desde pequenas e ensinar o valor da agricultura, ensinar um pouco do que a gente faz. Esse projeto é muito legal e a Aprosoja MT está fazendo um belo trabalho”, frisa.

O delegado coordenador do núcleo de Primavera do Leste, Fábio Busanello, enfatizou o impacto positivo da iniciativa. “É uma oportunidade para as crianças conhecerem o dia a dia de uma fazenda, verem o armazém, ver como funcionam os maquinários, algodoeira, confinamento e tudo isso que engloba uma fazenda completa. Agradecemos mais uma vez a Aprosoja MT por gerar essa oportunidade que está rodando o estado todo e já ficamos à expectativa do ano que vem poder trazer mais crianças e poder participar em mais lugares também”, afirma. 

A aluna do 5ª ano da EMEF Tia Dejane, Ana Júlia de Carvalho, conta que ficou animada com tudo que aprendeu durante a visita e destacou que gostaria de fazê-la mais vezes. “Eu gostei muito do Futuro em Campo, porque eles trouxeram a gente aqui para a fazenda, a gente descobriu como mexe com as máquinas, a gente fez muita coisa, a gente plantou, a gente escutou a palestra que eles falaram, aprendemos um pouquinho sobre os animais e isso foi muito importante para mim, vai ficar guardado aqui dentro e eu espero voltar aqui de novo algum dia”, aponta.

Para os educadores, a atividade representa um reforço importante no processo de ensino-aprendizagem. Segundo o diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tia Dejane Pereira da Silva, Gean Marcos Oliveira de Moraes, a aula prática amplia os horizontes dos alunos. “Com o Futuro em Campo, nós entendemos que saímos da teoria para a prática. As nossas crianças puderam ver os maquinários, o que o agronegócio traz para nós, que a comida não é achada ali no supermercado simplesmente, que aqui são plantados e colhidos principalmente nessa fazenda. E, de fato, eles aprenderam muito mais do que isso, como preservar uma mata ciliar, por exemplo, não é só plantas, os rios, mas também cuidar dos animais, e é um circuito legal que acabou ajudando nesse entendimento”, destaca. 

A diretora-presidente do Projeto Mãe Cidinha, Creonice Pessoa dos Santos, agradeceu à entidade por incluir as crianças atendidas pela instituição social, beneficiadas pelo programa Agrosolidário. “Nós só temos que agradecer, para nós é um aprendizado e é uma alegria muito grande em ter essa oportunidade e dessa parceria, porque além deles beneficiarem o nosso projeto, também dá a oportunidade das crianças poder conhecer de perto tudo aquilo que é fabricado dentro do campo, o alimento que vai à mesa da família”, salienta.

Por meio do programa Futuro em Campo, a Aprosoja Mato Grosso reforça seu compromisso com o futuro do setor ao aproximar as novas gerações à realidade do campo e a origem dos alimentos, plantando hoje as sementes do conhecimento que irão florescer no futuro. A próxima edição está marcada para quinta-feira (03.07), no município de Sinop. 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments