terça-feira, agosto 5, 2025
No menu items!
Google search engine
InícioNotíciasEm Nova Xavantina, Aprosoja Mato Grosso inicia terceira semana da Rodada Técnica

Em Nova Xavantina, Aprosoja Mato Grosso inicia terceira semana da Rodada Técnica

A iniciativa tem como objetivo aproximar os produtores rurais dos dados obtidos nos CTECNOs da entidade

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) iniciou nesta segunda-feira (07.07) a terceira semana da Rodada Técnica, com programação voltada à região leste do estado. O evento, realizado em Nova Xavantina, dá continuidade à iniciativa que já percorreu municípios da região norte, levando aos produtores rurais informações técnicas e resultados de pesquisa que podem ser aplicados em suas propriedades.

Conforme o delegado coordenador do núcleo de Nova Xavantina, Bruno Tolotti, ao levar à base os resultados das pesquisas, a entidade promove o embasamento técnico e mais seguranças aos produtores. “A Rodada Técnica é muito importante, principalmente, para agregar conhecimento aos produtores, para que eles possam se manter na atividade em momentos de grande atualização e de grandes mudanças”, afirma.

Uma das principais características da região se dá pela presença de solos rasos e com alto teor de silte, que têm baixa capacidade de infiltração de água e estão mais sujeitos à compactação. Dessa forma, entre os principais temas abordados pelo coordenador de pesquisa do CTECNO Araguaia, André Somavilla, estavam o planejamento hidrológico e a rotação de culturas.  “Aqui na região leste nós temos solos muito rasos e com alto teor de silte, então é necessário que a gente pense e atue de maneira integrada com os corpos hídricos para reduzir perdas de solo, de água e de fertilizantes. Isso também vai de encontro com a rotação de culturas,  uma das estratégias que a gente tem dentro dos nossos sistemas de manejo para melhorar o planejamento hidrológico da lavoura”, salienta André.

Além dos sistemas de rotação mais tradicionais como a soja com milho ou soja com braquiária, nos últimos anos teve a entrada massiva do cultivo do gergelim na segunda safra, uma cultura que consegue se desenvolver bem em um período menor e sob estresse hídrico. Essa é uma das demandas dos produtores, que foi implantada no CTECNO Araguaia e será avaliada nos próximos anos para compreender quais culturas têm melhor desempenho na região.

Para o conselheiro consultivo da Aprosoja MT e presidente do Sindicato Rural de Nova Xavantina, Endrigo Dalcin, os investimentos em pesquisas voltadas para os gargalos da região são essenciais para garantir a competitividade e sustentabilidade da produção. “A Aprosoja MT está de parabéns. A gente tem solos siltosos, solos arenosos, questões climáticas diferentes na questão da seca, então ter uma área de pesquisa aqui tão próxima da gente é muito importante. Hoje à noite, passando os resultados para os produtores é de suma importância para a gente divulgar o que a Aprosoja MT está fazendo em prol do produtor rural, trazendo pesquisas que realmente podem ser aplicadas nas nossas propriedades”, destaca.

A Rodada Técnica seguirá nos próximos dias por outros municípios da região Leste e nesta terça-feira (08.07) o evento será no núcleo Araguaia Xingu, às 18h30, na Câmara Municipal de Confresa.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments